A prática regular de atividade física é uma das bases de um estilo de vida saudável, já que traz uma série de benefícios para o organismo, incluindo correção da postura corporal, redução de gordura, tonificação dos músculos, melhora do sistema respiratório e cardiovascular e prevenção de doenças. Além disso, o hábito também é capaz de melhorar a saúde da pele. “A atividade física, incluindo exercícios aeróbicos, musculação e alongamentos, é importante para a pele em diversos aspectos, visto que reduz o nível de cortisol, melhora a elasticidade, atua no controle da acne e da oleosidade, fortalece a barreira de proteção da pele e previne o envelhecimento precoce”, explica a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Porém, como tudo na vida, a prática excessiva de exercícios pode ser prejudicial, principalmente para a pele, já que favorece o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas, manchas e flacidez.
Isso ocorre porque, primeiro, grande parte dos atletas, amadores ou profissionais, apreciam praticar exercícios ao ar livre e a exposição solar desprotegida figura entre as principais causas do envelhecimento precoce. “A exposição solar está ligada à inflamação, ao dano oxidativo e à produção de enzimas que degradam colágeno, resultando em uma pele mais flácida e com rugas e manchas chamado de fotoenvelhecimento”, destaca a especialista.
Além disso, certos exercícios físicos, principalmente aqueles de alto impacto como a corrida, podem contribuir para o surgimento de flacidez na face devido à ação da gravidade. “O tecido cutâneo possui estruturas, como as fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis por manter a pele firme e elástica. Porém, essas fibras de sustentação perdem sua força com o passar do tempo e passam a não ter mais força contra a gravidade, o que acaba tornando a pele flácida”, afirma a cirurgiã plástica. O resultado é o indesejado efeito bochecha de buldogue, onde o formato de triângulo invertido que o rosto tem quando estamos jovens torna-se um triângulo comum.
Outro fator que contribui para o surgimento da flacidez é o consumo da gordura da face provocada pela prática intensa e excessiva de exercícios. “A perda de peso, principalmente em casos em que há diminuição expressiva na quantidade de gordura, causa a redução do volume que mantinha a pele esticada. Como resultado, o tecido cutâneo torna-se flácido e enrugado”, diz a médica. Como se não bastasse, as caretas e expressões que fazemos durante a atividade física, principalmente na musculação, também podem favorecer o surgimento de rugas, como explica a Dra. Beatriz: “As expressões que realizamos durante os exercícios geram pequenas demarcações momentâneas na pele devido a movimentação da musculatura. Porém, com o passar do tempo, essas contrações musculares, combinadas ao envelhecimento cutâneo natural, marcam a pele definitivamente e fazem com que essas linhas, que apareciam apenas com a realização do movimento, tornem-se estáticas, ficando evidentes mesmo com a face em repouso”.
É claro que deixar de praticar exercícios físicos não é uma opção para combater o surgimento dessas alterações. Mas é possível combater esses sinais do envelhecimento da pele através de alguns hábitos, como realizar diariamente uma rotina de cuidados com a pele, principalmente no que diz respeito à fotoproteção. “A fotoproteção deve ser realizada diariamente pela manhã com um filtro solar de, no mínimo, FPS 30 e reaplicar periodicamente. Vale a pena também procurar por produtos que sejam à prova d’água para evitar que percam a eficácia devido ao suor. Ainda assim, o protetor deve ser reaplicado a cada duas horas”, aconselha a médica.
Como manter a aparência jovem
Outro fator muito importante é a hidratação. “Durante o exercício físico ocorre grande perda de água devido ao suor como forma de eliminar o calor produzido. Por isso, a ingestão de água é muito importante ao longo de todo o dia, principalmente durante a prática de exercício”, recomenda a Dra. Beatriz.
A perda de volume devido ao emagrecimento e a flacidez provocada pela gravidade também podem ser combatidas por meio de tratamentos como os skin boosters, bioestimuladores de colágeno e os preenchedores injetáveis. “Os skin boosters e bioestimuladores promovem uma hidratação profunda da pele, estimulando a produção de colágeno e, assim, melhorando a firmeza e a elasticidade da pele, além de diminuir a aparência das rugas. Já os preenchimentos com ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio devolvem volume aos compartimentos de gordura”, ressalta a médica. Segundo a Dra. Beatriz, outra opção é a lipoenxertia facial, que repõe volume e rejuvenesce a pele por meio da aplicação de gordura retirada do próprio paciente. “A vantagem desse procedimento é que, além de não possuir risco de rejeição, confere resultados mais naturais e quase permanentes, já que, ao contrário do ácido hialurônico que é completamente absorvido após certo tempo, apenas 40% da gordura tende a ser reabsorvida pelo organismo devido ao processo de envelhecimento. Mas é um procedimento cirúrgico, devendo ser feito em ambiente hospitalar”, destaca.
Já as rugas dinâmicas formadas pelas expressões durante o exercício físico podem ser prevenidas e tratadas por meio da aplicação de toxina botulínica. “Dessa forma, provoca-se uma paralisação de músculos específicos da face que impede sua contração e, consequentemente, a formação das rugas e linhas de expressão, mas sem deixar a face com um aspecto paralisado demais”, explica a cirurgiã. “Para prevenir o envelhecimento da pele, é importante ainda que você mantenha uma alimentação balanceada e evite fumar ou consumir bebidas alcóolicas. E, caso deseje realizar algum procedimento, é fundamental consultar o médico antes, já que ele poderá realizar uma avaliação do estado de sua pele para indicar o tratamento mais adequado para o seu caso”, finaliza a Dra. Beatriz Lassance.
FONTE: DRA. BEATRIZ LASSANCE – Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery).
Comentários