Você já pensou em usar a alimentação para auxiliar no tratamento de doenças? Sim, isso é possível através da chamada nutrição terapêutica. De acordo com Aline Quissak, nutricionista e pesquisadora especializada no tema, temos uma ferramenta poderosa em nossas mãos: o alimento. “Muita gente sabe que comer frutas, verduras, legumes e produtos naturais faz bem à saúde. O que muitos não sabem é que se inserirmos alguns desses alimentos a nossa dieta podemos auxiliar no tratamento de determinadas doenças”.
Fibromialgia, artrite e enxaqueca, por exemplo, são problemas crônicos causados pela inflamação de longo prazo. Se esse é o seu caso, Aline esclarece que isso acontece não só pela má alimentação, mas também por outros fatores como a exposição diária a poluição, o nível se estresse acumulado ao longo dos anos, níveis hormonais especialmente pós menopausa e também a genética da inflamação, que obrigam nosso organismo a trabalhar dobrado e, com isso, levando ao processo inflamatório. Por isso cuidar da saúde como um todo, especialmente do sono e do gerenciamento do estresse é essencial para quem sofre de dores crônicas.
A alimentação é uma dessas ferramentas. Para ter as propriedades terapêuticas desses 8 alimentos, a nutricionista sugere a ingestão de pelo menos três destes, cinco vezes na semana.
- Cenoura (com a rama): ela é rica em vitamina A o que ajuda nas dores.
- Acerola: além de ser anti-inflamatória e ajudar na dor, ainda tem baixo índice glicêmico.
- Abacaxi: é um dos grandes aliados nas dores articulares por conter bromelina, uma enzima digestiva de proteínas que também é anti-inflamatória para as articulações.
- Pimentas: principalmente a cayena (rica em capsaicina), auxiliando na diminuição das dores causadas pela artrite.
- Wasabi: apesar de ter um sabor forte, tem grande poder terapêutico por sua capacidade de inibir os receptores da dor.
- Óleo essencial de eucalipto (uso tópico junto com um creme hidratante): grande aliado contra as dores de cabeça, especialmente junto com o de lavanda. Use os que já são vendidos em rolon, próprios para uso tópico.
- Gengibre (pode ser tintura, chá ou extrato alcoólico em casa): para fibromialgia.
- Boswellia serrata (entre 500mg e 800mg) em cápsulas: A erva tem eficiência da família do paracetamol, mas sem os efeitos colaterais, além de ajudar nas dores causadas pela sinusite e doenças inflamatórias intestinais.
* Aline Quissak é nutricionista com especializações no Canadá e Estados Unidos, pesquisadora científica em alimentos terapêuticos aplicados tanto na saúde quanto em doenças. É especialista em nutrição genética, pacientes críticos, oncologia, psicologia da nutrição e alimentação funcional.
Comentários