A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou o primeiro relatório global sobre atividade física, publicado no mês de outubro, trazendo dados sobre o impacto do sedentarismo na população mundial. Segundo o estudo, até 2030, 500 milhões de pessoas devem desenvolver doenças não transmissíveis (DNTs), como problemas cardiovasculares e diabetes, caso ações para incentivar os exercícios não sejam implementadas pelos governos.
Atenta a este cenário, a iniciativa privada vem investindo em ações que ajudem a proporcionar maior bem-estar, saúde física e mental, e incentivem hábitos mais saudáveis para seus colaboradores. Priscila Falcão, executiva comercial do setor de infraestrutura logística, é um exemplo. Ela entrou para a lista positiva de brasileiros que, com apoio do empregador, conseguiram virar a chave para uma vida melhor e mais saudável.
Filha de educador físico, recentemente conheceu a proposta do CrossFit, esporte de alta intensidade, e se apaixonou. Mas tinha dificuldade de conciliar a prática de exercícios com a rotina de trabalho. “Moro em Lauro de Freitas, na Bahia, mas estou sempre viajando a trabalho e a plataforma digital, oferecida pela Tópico, empresa onde trabalho, foi o que mudou minha rotina. Antes, quando estava em outra cidade, ficava sem treinar ou precisava pagar de R$ 50, até R$ 100 por uma aula avulsa para não deixar de treinar. Agora, mesmo quando estou longe de casa, basta que eu pesquise, procure um ‘box’ e faça check-in para a aula de CrossFit”, comenta.
A empresa da Priscila oferece, aos seus mais de 460 colaboradores, o Gympass. A iniciativa faz parte das ações que a companhia vem desenvolvendo para estar cada vez mais alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a agenda ESG (Environmental, Social, Governance, em inglês). O ODS 4 trata, justamente, sobre boa saúde e bem-estar.
“O exercício é o que me motiva, me dá energia para trabalhar e o que me mantém equilibrada. Estar em movimento é ter mais qualidade de vida, estar bem com o corpo e é, também, uma forma de terapia. Sem dúvidas, é algo que vai além da atividade em si, já que é o momento de rever amigos, unir forças e apoiar uns aos outros. Outro ponto é que o Gympass permite o uso em outras cidades, então eu ainda consigo fazer novas amizades e criar mais conexões com outras pessoas”, lembra a executiva.
A plataforma de bem-estar, conveniada a milhares de academias e estúdios por todo o país e que oferece ao usuário mais de 800 modalidades, foi adotada há poucos meses pela Tópico – empresa líder em fabricação e aluguel de galpões de lona e aço para armazenagem e coberturas – para motivar seus colaboradores a manter uma rotina mais saudável. Foi com esse benefício que Priscila conseguiu restabelecer uma periodicidade de treinos e hoje já consegue frequentar as aulas de domingo a domingo.
Mais Saúde – Desde que o Gympass chegou na Tópico funcionários de diversas áreas já utilizaram a plataforma. “É essencial que as empresas cuidem de cada colaborador em todas as esferas. E quando falamos de saúde e bem-estar, o incentivo ao exercício físico precisa estar no dia a dia das organizações, já que isso significa uma mudança de vida benéfica para todos”, conclui a gerente de Marketing da Tópico, Pamela Pianta.
Sobre a Tópico
Líder nacional em fabricação e aluguel de galpões flexíveis de lona e aço destinados à armazenagem e coberturas, há quatro décadas, a TÓPICO – empresa do fundo de capital privado Southern Cross Group – ocupa posição de destaque no Brasil.
Comentários