Quando pensamos em academia logo vem à nossa cabeça a imagem de uma esteira elétrica ou de uma bicicleta ergométrica. Estes aparelhos são os mais tradicionais e fáceis de encontrar em uma sala de ginástica e também são os preferidos do público que gosta de queimar calorias.
Entretanto, muitas pessoas, principalmente aquelas que fazem academia no próprio prédio, não sabem qual dos dois equipamentos é melhor e quais são seus riscos.
Segundo a personal trainer Carine Leonardi, ambos têm prós e contras. “O benefício da bicicleta ergométrica é que ela é mais confortável. Como as pessoas pedalam sentadas, não existe um impacto para os joelhos nem para as costas, por isso é mais seguro”.
Já a esteira é mais versátil, você consegue mudar e aperfeiçoar melhor o treino, mas a desvantagem é que os riscos são maiores, já que o impacto da corrida e da caminhada pode machucar os pés, joelhos e coluna.
A esteira elétrica pode não ser tão segura, mas ela ganha em outro fator. “Quem corre na esteira tem um gasto calórico maior. Geralmente é de 520kcal por hora. Já a bicicleta é de 400kcal por hora. Mas, quem quer começar a praticar exercícios aeróbicos e não sabe por onde iniciar, recomendo que escolha a bicicleta, pois tem muito menos impacto e riscos de lesões”, afirma a especialista.
Contudo, antes de “pegar pesado” na malhação, é necessário que se faça uma avaliação física com um personal trainer e, aqueles que usam a sala de ginástica do prédio, devem ficar atentos com a manutenção e qualidade dos aparelhos.
Comentários