Musculação aumenta expectativa de vida em idosos, segundo estudo publicado no British Journal of Sports Medicine. Treinos de força associados a atividades aeróbicas reduzem em até 40% o risco de morte por doenças cardiovasculares e câncer.

Fortalecimento Muscular e expectativa de vida

Apesar da importância das atividades aeróbicas, como caminhadas, por exemplo, os treinos de fortalecimento muscular reduzem de forma significativa a mortalidade em idosos, mesmo quando realizados isoladamente, ou seja, mesmo quando não estão associados às atividades aeróbicas.

A descoberta foi de um estudo realizado na Universidade de Iowa (Estados Unidos) e publicado British Journal of Sports Medicine, no último mês de setembro. Ao todo, participaram da pesquisa 99.713 idosos, com idade média de 71 anos.

Os treinos de fortalecimento muscular, segundo o estudo, reduziram a mortalidade de forma geral, inclusive por causas como câncer e doenças cardiovasculares. A taxa de redução de óbitos foi ainda maior (cerca de 40%) nos participantes que realizaram exercícios aeróbicos combinados com a musculação.

Entre os que praticavam apenas atividades aeróbicas, essa taxa foi de 32%. Um das descobertas que mais chamaram a atenção dos pesquisadores foi de que os efeitos na redução da mortalidade foi maior nas mulheres que nos homens.

A musculação é importante também para melhorar a função cardiorrespiratória, pois aumenta o fluxo de sangue para o coração o que melhora também a função pulmonar. Essa melhora se reflete na melhora de suprimento de oxigênio para o corpo.

De acordo com diretrizes internacionais, a frequência mínima de treinos de fortalecimento muscular é 2 vezes na semana. Já os exercícios aeróbicos, como caminhadas, devem fazer parte da rotina diária por pelo menos 5 dias na semana.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.